Sala Decorada com Cores Perfeitas

Sala Decorada com Cores Perfeitas post thumbnail image

Para compor uma sala de sucesso, não tem nada melhor do que contar com o poder das cores. Elas são capazes de criar diferentes cenários, despertar as mais variadas sensações e permitir vivenciar novas experiências. Duvida? Então, que tal fazer um teste aplicando uma das nossas sugestões?! Você não irá se arrepender!

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Modernidade com Sala em Turquesa

Super-refrescante, leve e alegre, a cor turquesa é perfeita para compor ambientes charmosos, convidativos e com uma dose de modernidade. Embora seja uma cor mais vibrante, ela não gera um cansaço visual, justamente, por fazer parte da família das cores frias, e ainda, da escala das tonalidades mais relaxantes.

Uma boa forma de servir-se da turquesa é aplicando-a numa parede da sala. Apesar do papel de parede dar um efeito muito bacana, a pintura é mais do que suficiente para dar uma nova cara ao ambiente. Agora, caso prefira manter uma base mais neutra, vale investir em paredes em tons claros e sóbrios, como branco, gelo, cinza-claro ou cru, por exemplo.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Uma mobília mais neutra é o ideal. No entanto, escolher algum móvel também em turquesa ajudará a reavivar ainda mais a sala. Sendo assim, uma mesa central ou uma poltrona nessa cor darão um toque a mais. Se os revestimentos do cômodo forem neutros, um tapete em turquesa pode ser uma boa opção.

Da mesma forma, os objetos e acessórios decorativos: procure seguir essa proposta, fazendo com que os artigos possuam algum detalhe também em turquesa. Isso ajudará a casar cada elemento da sala, dando um efeito bem harmonioso.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Caso queira aquecer um pouco o ambiente, agregue alguns itens em laranja, como almofadas, luminárias e flores, por exemplo. O marrom, inclusive, é bem-vindo! Outra dica é investir em móveis em madeira: a sala ficará ainda mais aquecida e acolhedora!

Laranja Gera Boas Vibrações

Há quem possua certo preconceito com essa cor tão intensa, mas o problema é que existe uma enorme variação de laranja que, na maioria das vezes, não é bem explorada e trabalhada.

O potencial do laranja é surpreendente! Ao investir nas suas diversas tonalidades e combinando-as com outras cores e elementos, o ambiente passa a transmitir uma deliciosa sensação de bem-estar e de boas energias.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Você poderá escolher um tom de laranja bem claro para todas as paredes da sala, ou então, investir numa tonalidade mais intensa para apenas uma ou duas paredes. Utilizar dois tons de laranja para as paredes também está liberado! O intuito é criar um cenário alegre, mas sem cair no exagero.

Se desejar compor uma decoração bem jovial e despojada, opte por alguns móveis e acessórios coloridos voltados para o azul, o qual irá variar, segundo o tom de laranja utilizado.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Por exemplo, caso o laranja seja mais forte e aberto, o azul ideal seria mais fechado, podendo tender para um marinho ou azul-acinzentado. No caso de um laranja-queimado, o azul-royal e o cobalto são perfeitos! Não é necessariamente uma regra, mas vale como um parâmetro!

A cor branca também é coringa! Ela ajudará a suavizar a sala, deixando-a mais leve e arejada. Por isso, móveis e cortinas em branco, por exemplo, ficarão excelentes!

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Já, o marrom poderá ser utilizado para trazer mais conforto e sofisticação. Para tanto, aplique-o em detalhes, como fazendo parte da estampa do tapete ou das almofadas.

Outra forma de abrir o ambiente é aplicando a cor verde, através das plantas que, por sinal, são indispensáveis! A madeira também casa perfeitamente com a cor laranja, pois tende a deixar o cômodo mais acolhedor. Evite utilizar cores quentes, como pink e vermelho. Deixe para a cor laranja o papel de destaque!

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Sofisticada e Imponente em Roxo

A cor roxa e suas variações permitem criar uma atmosfera de requinte e de muito charme. Trata-se de um tom bem marcante e com um alto teor de modernidade, ainda mais, quando combinado a elementos que o valorize. Por ser uma cor mais intensa, o roxo precisa ser combinado com cores mais sóbrias e com materiais que abram o espaço. Sendo assim, tons voltados para a cor cinza ou o próprio são ideais, assim, como materiais metálicos.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

O preto também poderá ser usado em alguns pontos para criar um estilo mais imponente e de personalidade, como em alguns objetos decorativos ou num móvel. O mais indicado é optar por paredes em roxo. Quanto aos móveis prefira tons neutros, como cinza. Além disso, abuse de materiais que sejam mais brilhosos, como seda, cetim e veludo. Para tanto, vale investir em tapetes, cortinas, almofadas e em estofados de móveis que sigam essa proposta.

O espelhado também é perfeito, já que tende a abrir o ambiente, além de dar um ar bem luxuoso. Sendo assim, mesas e prateleiras nesse material são excelentes! Quanto aos elementos decorativos, o metal deve marcar presença, através de esculturas, vasos decorativos e luminárias.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Se quiser deixar a sala mais descontraída, o uso do amarelo é bem-vindo. No entanto, outras cores quentes, como bordô, vermelho e cor-de-rosa, por exemplo, devem ser excluídos nessa proposta, já que pesarão o ambiente, quebrando a harmonia na decoração.

Sala em tons de cinza: sobriedade e elegância

Se você prefere um estilo mais sóbrio e sofisticado, a cor cinza é ideal! Além de conferir muita elegância e conforto, essa cor permite compor um ambiente mais tranquilo, superagradável e charmoso. O segredo está em abusar das suas variações, ou seja, dos seus infindáveis tons, criando um efeito de contraste. Dessa forma, você estará valorizando a mobília, os acessórios e os objetos decorativos. A somatória de tudo isso será uma sala de arrancar suspiros!

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Esse contraste poderá ser feito investindo num cinza-claro para as paredes e num tom mais escuro para os móveis ou vice-versa. No caso do piso, caso ele seja de uma tonalidade mais escura, vale aplicar um tapete em cinza mais clarinho ou gelo. Não há necessidade que o revestimento de piso também seja acinzentado. Ele poderá muito bem ser em madeira, por exemplo. No entanto, o uso do tapete ajudará a dar um melhor acabamento ao ambiente.

No caso do modelo da mobília, uma forte tendência são os móveis mais secos e retilíneos, de modo a dar certo ar de modernidade e requinte. Além disso, peças em vidro ou em acrílico incolor enriquecerão ainda mais a sua sala. Sendo assim, cadeiras e mesinhas de apoio podem ser ótimos investimentos.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Para dar um ar mais suave, evite colocar muitos objetos decorativos. Logo, alguns quadros, livros e arranjos de flores serão suficientes. Se quiser dar um toque marcante, a dica é aplicar algum elemento em preto, como vasos, pequenas esculturas ou uma luminária de piso, por exemplo.

Sendo uma cor bem neutra, você poderá adicionar outras tonalidades mais contagiantes, como pink, amarelo, roxo, vermelho e azul-royal, já que realçam bastante o espaço. Para tanto, sirva-se de artigos decorativos em alguma dessas cores. No caso do marrom, tome cuidado! Em excesso, ele pode entristecer o ambiente, deixando-o mais pesado.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Bege para salas discretas e poderosas

Não há como negar, mas as tonalidades claras e neutras são coringas, além de sempre darem um verdadeiro show de beleza. No caso do bege, ele é uma ótima opção para os que prezam um estilo mais discreto, contudo, sem perder o charme e a sofisticação. A cor bege pode deixar sua sala superpoderosa, bem aconchegante e com um ar mais requintado.

Essa cor é uma excelente alternativa, inclusive, para ambientes integrados e espaços menores, já que costumam ampliar o cômodo e dar uma sensação de continuidade. Sendo assim, para dar um ar mais leve à sala, dê preferência aos revestimentos em bege-claro. O papel de parede estampado com duplo efeito, ou seja, fosco e brilhante pode ser uma boa opção, já que irá manter um teor mais sóbrio, porém, com um diferencial bem bacana.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Caso o seu piso seja mais escuro, sem problemas! Você poderá amenizar esse efeito utilizando um tapete de pelo rente também num tom de bege mais claro. Da mesma forma que a cor cinza, o bege deverá ser aplicado em contrastes.
O sofá, por exemplo, poderá pender mais para um tom cru ou marfim. Se preferir apostar numa cor mais escura, o cáqui pode ser uma alternativa bem interessante.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Além disso, inserir em alguns pontos a cor branca criará um visual ainda mais leve. Isso poderá ser feito por meios de alguns móveis, ou mesmo, de uma parede. Do mesmo modo, os tons terrosos podem deixar a sala mais marcante e aquecida. Não se esqueça também em investir em luzes pontuais: elas ajudarão a valorizar a mobília, e ainda, dará um efeito contrastante bem elegante.

Sala de Estar Decorada Moderna
Sala de Estar Decorada Moderna

Para manter essa cara mais sóbria, procure utilizar tons pastel. Evite cores muito intensas, embora, elas façam uma bela combinação. Afinal, a intenção é compor uma atmosfera mais leve e discreta.